quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Introdução de Papinhas

O sistema gastrointestinal e renal dos bebês ainda não é maduro o suficiente para processar nenhum alimento que não seja o leite materno até os quatro meses de idade. Se o bebê começa a acordar mais durante a noite ou parece continuar sempre com fome é importante informar o pediatra e pedir algumas sugestões sobre introduzir papinhas à sua alimentação. Se a amamentação segue sem nenhum problema, não se deve oferecer nem mesmo água ou chás, dado que o leite materno tem todos os nutrientes necessários para o bebê.

Aspectos importantes a serem considerados antes de introduzir papinhas:

1- Perda da deglutição atípica - "loss of tongue-thrust reflex":
Todos os bebês têm durante os primeiros meses de vida um reflexo quanto a deglutição que os protege contra a asfixia. Quando uma substância ou alimento é colocado na língua ele automaticamente é empurrado para fora e não para trás. Entre os quatro ou seis meses esse reflexo diminui gradualmente, permitindo que o bebê consiga comer sem problemas.

2- Habilidade de demonstrar que está satisfeito:
A criança deve demonstrar com sinais que já se alimentou o suficiente, afastando-se da mamadeira ou do seio quando satisfeita. Isso ajuda o bebê a não comer em excesso e permite que os pais não o alimentem em demasia pensando que ainda está com fome.

3- Peso equivalente ao dobro do nascimento.

4- Interesse na comida dos pais.

5-Acordar frequentemente durante a noite quando um padrão de sono contínuo tinha sido estabelecido. **Pode não ser relevante no caso de uma doença ou dentição.

As informações anteriores podem ser interpretadas de maneiras muito diferentes.
Depende de cada criança, dos que os pais acreditam que seja o melhor e da opinião do pediatra.
Existem muitos conflitos de opiniões quanto à idade justa, alergias e tipos de alimento a serem dados ao bebê.
Lembre-se que você não deve começar a introduzir alimentos complementares simplesmente porque o pediatra sugeriu, discutir com profundidade os prós e os contras da introdução de papinhas ou procurar uma segunda opinião é muito importante.


O Ministério da Saúde informa: 
O aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendado até os dois anos de idade ou mais. Após os seis meses de idade continue amamentando seu filho e ofereça novos alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário