sexta-feira, 25 de março de 2011

Bebês Vegetarianos


Por volta dos 7 meses de idade é comum começar a introduzir carnes na dieta do bebê. Mas será que é realmente necessário?
Será que uma criança precisa comer carne nessa faixa etária tão jovem? Não consumir trará problemas de saúde futuros? Prejudicará seu desenvolvimento ou crescimento?
Essas perguntas são feitas por muitos pais que seguem uma dieta vegetariana, quanto à alimentação de seus bebês.
Entendendo a dieta do bebê:
Entre muitos nutrientes dos quais nossos corpos precisam, temos as proteínas e os aminoácidos que são adquiridos através da nossa alimentação.
As Proteínas:
Podem ser "completas" e "incompletas".
As presentes em carnes, ovos e laticínios são completas - isso quer dizer que possuem os aminoácidos necessários para um bom funcionamento do nosso corpo.
Em dietas vegetarianas, a proteína vem consumida através de grãos, frutas, vegetais e leguminosas (como feijão, ervilha e lentilha). Porém essas fontes de proteína são incompletas (não possuem todos os aminoácidos necessários).
Aminoácidos:
Importantes para satisfazer as necessidades metabólicas do organismo
Todavia, dos vinte aminoácidos dos quais necessitamos, o nosso corpo só consegue produzir onze, os que faltam são ganhos através do consumo de proteínas.



O principal alimento na dieta de um bebê até os 12 meses é o leite (materno ou artificial).
Durante esse período, o leite contêm quantidades adequadas de proteínas para sustentar e permitir que seu bebê cresça e se desenvolva corretamente.
Ao chegar ao primeiro ano de vida, seu bebê não precisa necessáriamente de carne - e sim de proteína.
Não existem estudos ou pesquisas que demonstrem que um bebê vegetariano não se desenvolva bem ou não tenha se tornado uma criança saúdavel por causa da sua dieta.
Portanto, se optar por uma dieta vegetariana, lembre-se de encontrar formas alternativas de proteínas e ferro para o seu bebê.
Seu filho pode receber muitas das proteínas necessárias, misturando alimentos que contêm proteínas completas e incompletas, por exemplo, queijo cottage e torradinhas integrais, arroz com feijão preto, vitamina de abacate, cereais e leite, entre outros.
**Importante: Considere cuidadosamente a exclusão de carne da dieta do seu filho. Consulte um pediatra e / ou um nutricionista antes de seguir uma dieta vegetariana. 
Bebês que seguem esse tipo de dieta devem receber suplementos vitamínicos, normalmente das vitaminas B12 e D.

Bebês não-vegetarianos:
As recomendações atuais para a introdução da carne na dieta do bebê varia muito de país a país. Muitos recomendam que a carne seja um dos primeiros alimentos do bebê  - para garantir a ingestão de ferro. Em média, dos sete aos nove meses não deveria ser um problema começar a introduzir carnes magras a sua dieta. 


3 comentários:

  1. mariana, meu filho toma complemento de ferro todos os dias, mama entre as refeições (menos logo após as papas salgadas) e até tem comido bem.
    vez ou outra não encontro frango orgânico no mercado, que é a carne que ele come.
    tem problema ele passar um ou dois dias sem carne nesse esquema alimentar?

    ah, outra pergunta, eu costumo dar fígado a ele uma ou duas vezes por semana. qual é a sua opinião a respeito?

    beijossss

    ResponderExcluir
  2. Oi Luíza,

    É o seguinte, um bebê de 7 - 12 meses precisa de aproximadamente 11mg/dia de ferro. Não acredito que tenha problema em não comer carne por um ou dois dias, dado que existem outros alimentos, o leite materno e o suplemento, que contém ferro.
    Por exemplo, a quantidade de ferro em 15 gramas ou uma colher desses alimentos é de:
    Brócolis: 0,09 mg
    Batata Doce: 0,10 mg
    Carne vermelha: 0,36 mg
    Frango 0,17 mg
    Gema de Ovo 0,38 mg

    Quanto ao fígado de galinha em 100g temos 12.8mg de ferro. Mesmo que ele consuma menos que essa quantidade, eu diria que é ótimo para a sua dieta e que uma ou duas vezes por semana parece ideal.

    *Ingerir alimentos com vitamina C, também ajuda com a absorção de ferro.

    Um beijo, espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  3. ai, marina, que ótimo!

    o benjamin sempre toma suco de laranja lima depois do almoço.

    eu sei que o leite materno atrapalha a absorção de ferro, mas ele mama depois da janta.
    na verdade, eu tento dar a janta um pouco mais cedo e espero aproximadamente uma hora até ele mamar. mas nem sempre dá, né?

    obrigada pela resposta. ajudou horrores!

    beijossss

    ResponderExcluir