terça-feira, 15 de março de 2011

Alimentos - Seis a Oito Meses de Idade


Aos seis meses de idade a maioria dos bebês começa a comer papinhas. Para os pais na medida em que o bebê cresce fica mais fácil dar comidinhas um pouco mais elaboradas e ter mais opções de alimentos.
A tabela acima mostra alguns alimentos que podem ser dados sem problemas para bebês de seis a oito meses.


Cereais: 
Podem ser servidos com outros alimentos e misturados entre eles. 
Antes de misturar, certifique-se que o bebê não seja alérgico a nenhum deles.


Frutas:
Podem ser servidas com outros alimentos e misturadas entre elas. As papinhas ficam mais saborosas quando se usa mais de um tipo de fruta e quando se aproveitam as frutas de estação. 


Vegetais:
São ótimos para a saúde e muito gostosos. Após os 8 meses de idade, podem ser cortados em pedacinhos maiores ou em dadinhos para estimular a mastigação.


Proteínas:
Muito importantes para o bebê. Na tabela acima aparece como melhor escolha as carnes de frango e peru por serem mais magras e saudáveis.
Quando moídas ou processadas essas carnes perdem sua textura e ficam difíceis de serem apreciadas. 
A sugestão seria grelhar ou cozinhar com um fio de azeite em uma frigideira a carne desejada e depois cortar em cubinhos pequenos.


Laticínios:
Com 8 meses de idade o bebê já pode comer junto com uma fruta ou cereal, iogurtes naturais, o importante é que eles sejam sem açúcar e conservantes. 

**Nota: Amamente ou dê a mamadeira de leite antes de dar a papinha, nessa idade o leite continua sendo mais importante para o bebê.


O bebê sabe controlar a quantidade de comida e leite que consume, todavia muitos pais ficam preocupados se o mesmo não consume o desejado ou a porção que foi preparada. É sempre importante prestar atenção, mas sem exageros. Se o bebê perde peso ou por algum motivo não está se alimentando bem, fale com o seu pediatra.

Um comentário:

  1. Que gracinha de blog!
    Me interesso demais por nutrição infantil!
    Já linkei você lá e voltarei1
    bjos

    ResponderExcluir